sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PLANO DE ENSINO 2014 - E. E. B. EVERARDO BACKHEUSER


PLANO DE ENSINO
Colégio: E. E. B. EVERARDO BACKHEUSER
Nível de ensino: Técnico em Vendas
Disciplina: Filosofia
Série: 1ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
  • Apresentando a Filosofia. Definição etimológica da palavra Filosofia. Sua importância na sociedade atual. O símbolo da Filosofia. A análise crítica dos fatos.
  • Períodos da Filosofia (linha do tempo).
  • Atitude Filosófica: "Conhece-te a ti mesmo". Neo e a Matrix. Neo e Sócrates. O mito da caverna. O método socrático: ironia e maiêutica. Buscando a saída da caverna.
  • Os períodos da História da Filosofia e seus pensadores.
  • Pensamento mítico.
  • O que é mito?
  • Mito de Prometeu, Pandora, Helius, Narciso ...
  • A origem da Filosofia (origem da Filosofia). O que perguntavam os primeiros filósofos. Cosmogonia e cosmologia. Passagem do mito à razão. Mito e Filosofia.
  • A origem do Raciocínio filosófico.
  • Os fatores que favoreceram o nascimento da Filosofia na região da Jônia na Grécia. Tales de Mileto: o primeiro filósofo. Os pré-socráticos: Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides e Pitágoras.
  • Períodos e campos de investigação da filosofia grega: Os períodos da Filosofia grega (pré-socrático, socrático, sistemático e helenistico).
  • Sócrates contra os Sofistas. Quem foram os Sofistas?
  • Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
  • Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
  • Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre.
  • Período helenístico: estoicismo, epicurismo, ceticismo...
  • Principais períodos da história da Filosofia. Filosofia Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
  • Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
  • Aspectos da Filosofia contemporânea (razão instrumental e a razão crítica). Os frankfurtianos (Adorno e Horkheimer).
  • Os vários sentidos da palavra razão.
  • Atividade racional e suas modalidades.
  • A razão: inata ou adquirida? Teoria do conhecimento: Inatismo platônico e cartesiano. René Descartes (da dúvida ao Cogito), O Empirismo (Locke) e Criticismo (Kant e a rev. copernicana em Filosofia, A estrutura da sensibilidade e do entendimento). A resposta de Hegel.
  • A razão na Filosofia Contemporânea.
  • Ignorância e Verdade.
METODOLOGIA DE ENSINO
  • Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e pelo livro/material didático.
  • Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes...
  • Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
  • Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
  • Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
  • Ficha de leitura.
  • Produção de textos filosóficos.
  • Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”.
Os instrumentos utilizados serão:
  • Testes periódicos.
  • Apresentação das leituras feitas.
  • Produção textual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
HÖSLE Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).


PLANO DE ENSINO
Colégio: E. E. B. EVERARDO BACKHEUSER
Nível de ensino: Técnico em vendas
Disciplina: Filosofia
Série: 2ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
  • Buscando a verdade.
  • O nascimento da lógica.
  • A preocupação com o conhecimento: Heráclito, Parmênides..., Sócrates e os sofistas.
  • Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
  • Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
  • Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre. Potência e ato. As quatro causas aristotélicas. Matéria e forma.
  • Os filósofos modernos, Bacon e Descartes, Racionalismo e empirismo.
  • A consciência pode conhecer tudo? O inconsciente. A psicanálise. A alienação social. Modos de produção. Ideologia.
  • A metafísica: as indagações metafísicas. O nascimento da metafísica. Parmênides de Eleia. A metafísica de Platão e de Aristóteles.
  • Linguagem e pensamento.
  • A cultura.
  • A religião.
METODOLOGIA DE ENSINO
  • Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
  • Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes...
  • Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
  • Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
  • Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
  • Ficha de leitura.
  • Produção de textos filosóficos.
  • Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”. Os instrumentos utilizados serão:
  • Testes periódicos.
  • Apresentação das leituras feitas.
  • Produção textual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
HÖSLE Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001.
WEISCHEDEL, Wilhelm. A escada dos fundos da filosofia. São Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário