segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PLANO DE ENSINO 2014 - CEDUP - GV




PLANO DE ENSINO
Colégio: CEDUP - GV
Nível de ensino: Técnico em Agropecuária
Disciplina: Filosofia
Série: 1ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
·        Apresentando a Filosofia. Definição etimológica da palavra Filosofia. Sua importância na sociedade atual. O símbolo da Filosofia. A análise crítica dos fatos. Não nascemos prontos (Cortella).
·        Períodos da Filosofia (linha do tempo).
·        Atitude Filosófica: "Conhece-te a ti mesmo". Neo e a Matrix. Neo e Sócrates. O mito da caverna. O método socrático: ironia e maiêutica. Buscando a saída da caverna.
·        Os períodos da História da Filosofia e seus pensadores.
·        Pensamento mítico.
·        O que é mito?
·        Mito de Prometeu, Pandora, Helius, Narciso ...
·        A origem da Filosofia (o nascimento da Filosofia). O que perguntavam os primeiros filósofos. Cosmogonia e cosmologia. Passagem do mito à razão. Mito e Filosofia.
·        A origem do Raciocínio filosófico.
·        Os fatores que favoreceram o nascimento da Filosofia na região da Jônia na Grécia. Tales de Mileto: o primeiro filósofo. Os pré-socráticos: Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides e Pitágoras.
·        Períodos e campos de investigação da filosofia grega: Os períodos da Filosofia grega (pré-socrático, socrático, sistemático e helenístico).
·        Sócrates contra os Sofistas. Quem foram os Sofistas?
·        Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
·        Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
·        Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre.
·        Período helenístico: estoicismo, epicurismo, ceticismo...
·        Principais períodos da história da Filosofia. Filosofia Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
·        Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
·        Aspectos da Filosofia contemporânea (razão instrumental e a razão crítica). Adorno e Horkheimer.
·        Os vários sentidos da palavra razão.
·        Atividade racional e suas modalidades.
·        A razão: inata ou adquirida? Teoria do conhecimento: Inatismo platônico e cartesiano. René Descartes (da dúvida ao Cogito), O Empirismo (Locke) e Criticismo (Kant e a rev. copernicana em Filosofia, A estrutura da sensibilidade e do entendimento). A resposta de Hegel.
METODOLOGIA DE ENSINO
·        Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e pelo livro/material didático.
·        Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
·        Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
·        Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
·        Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
·        Ficha de leitura.
·        Produção de textos filosóficos.
·        Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”.
Os instrumentos utilizados serão:
·        Testes periódicos.
·        Apresentação das leituras feitas.
·        Produção textual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
HÖSLE Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).


PLANO DE ENSINO

Colégio: CEDUP - GV
Nível de ensino: Técnico em Agropecuária
Disciplina: Filosofia
Série: 2ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
·        Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
·        Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre. Potência e ato. As quatro causas aristotélicas. Matéria e forma.
·        Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
·        Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
·        Percepção e conhecimento.
·        Senso comum X conhecimento científico.
·        Epistemologia (O conhecimento).
·        A razão: inata ou adquirida? Racionalismo: Descartes: a dúvida, o Cogito, o dualismo, as provas da existência de Deus, as duas ordens da razão, o pai da modernidade e suas obras, os passos do método.
·        Empirismo: John Locke.
·        Criticismo: Immanuel Kant: o conhecimento e a solução dada ao problema do inatismo e do empirismo; o eu transcendental; a Rev. Copernicana em filosofia; noúmeno e fenômeno; as formas a priori da razão – sensibilidade, entendimento e a razão propriamente dita.
·        Ignorância e verdade.
·        Buscando a verdade.
·        O nascimento da lógica. Lógica aristotélica.
·        A preocupação com o conhecimento.
·        A consciência pode conhecer tudo? Freud e o inconsciente. A ideologia em Marx.
·        A metafísica: as indagações metafísicas. O nascimento da metafísica. Parmênides de Eleia. A metafísica de Platão e de Aristóteles. Metafísica medieval e moderna. A crise da metafísica.
·        A religião.
·        A cultura.
METODOLOGIA DE ENSINO
·        Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
·        Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
·        Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
·        Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
·        Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
·        Ficha de leitura.
·        Produção de textos filosóficos.
·        Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”. Os instrumentos utilizados serão:
·        Testes periódicos.
·        Apresentação das leituras feitas.
·        Produção textual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
HÖSLE Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001.
WEISCHEDEL, Wilhelm. A escada dos fundos da filosofia. São Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).



 PLANO DE ENSINO
Colégio: CEDUP - GV
Nível de ensino: Técnico em Agropecuária
Disciplina: Filosofia
Série: 3ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e idéias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões como nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
·        Apresentando a Filosofia (livro de estudo de Marilena Chauí e livros para leitura complementar).
·        O ser humano desde uma perspectiva filosófica.
·        O que é o homem? A diferença entre nós e os animais; O pathos como dimensão básica do homem; Temos uma existência condenada; O homem como um projeto infinito e o homem como um vir-a-ser.
·        Quem sou eu? Por que existo? Por que estamos nesse mundo? Para que viver? Qual é o sentido da vida? A concepção de existência em Martin Heidegger; O que o filosofar revela sobre o ser humano.
·        Os primeiros filósofos e a passagem do mito à razão. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito e Parmênides.
·        Platão: mundo das Ideias e mundo sensível; alma e corpo; teoria da reminiscência; as fases da alma; os graus do conhecimento; mito da caverna; a metafísica.
·        Aristóteles: potência e ato; as causas aristotélicas; ética.
·        A ruptura da metafísica: Nietzsche no séc. XIX – apolíneo e dionisíaco, a morte de Deus, a crise da metafísica e da razão, a moral de escravos, o super-homem...
·        A Ética. A existência da ética. O que é ética? O que é moral? Consciência moral.
·        A filosofia moral. A ética segundo Sócrates e Platão. Aristóteles e a virtude. A moral cristã. O Imperativo Categórico kantiano (a moral segundo Immanuel Kant).
·        A liberdade. Projeto de si: Sartre, a liberdade e o existencialismo.
·        A vida política. A invenção da política. Pensamento Político: da antiguidade ao Renascimento - A Pólis ideal. A posição dos Sofistas. A política segundo Platão; Aristóteles e o animal político; Ética e política; O poder teológico-político: o cristianismo.
·        As Filosofias políticas. Pensamento político: do iluminismo aos nossos dias - Maquiavel e o rompimento com a política antiga. "Os fins justificam os meios". O contrato social (Hobbes e Rousseau); O estado liberal; O estado soberano; Luta de Classes em Marx e Engels.
·        Participação política – Ideologia, democracia e Cidadania.
·        Filosofia da ciência.
·        Popper, Khun e Carnap.
METODOLOGIA DE ENSINO
·        Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
·        Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
·        Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
·        Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
·        Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
·        Produção de resenhas e textos filosóficos.
·        Questões de vestibulares.
·        Produção de textos científicos – filosóficos.
·        Debates filosóficos em sala de aula.
·        Trazer fatos que ocorrem na sociedade.
PRECEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer, Compreender, Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”.
Os instrumentos utilizados serão:
·        Testes periódicos.
·        Apresentação das leituras feitas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979
HÖSLE, Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001
WEISCHEDEL, Wilhelm. A escada dos fundos da filosofia. São Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, volume único: Livro do Professor. São Paulo. Ática, 2005.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
NIETZSCHE. Friedrich. A filosofia na época trágica dos gregos. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os pensadores.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova cultural, 2004. Os pensadores.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os Pensadores.

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