PLANO
DE ENSINO
Colégio: E. E. B. ALBERICO AZEVEDO
Nível
de ensino: Médio
Disciplina:
Filosofia
Série:
1ª
Professor:
Katiano Rodrigo Picinini
Ano:
2014
EMENTA
Estudar,
considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias
fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando
estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando
exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e
objetividade.
CONTEÚDOS
- Apresentando a Filosofia. Definição etimológica da palavra Filosofia. Sua importância na sociedade atual. O símbolo da Filosofia. A análise crítica dos fatos. Não nascemos prontos (Cortella).
- Períodos da Filosofia (linha do tempo).
- Atitude Filosófica: "Conhece-te a ti mesmo". Neo e a Matrix. Neo e Sócrates. O mito da caverna. O método socrático: ironia e maiêutica. Buscando a saída da caverna.
- Os períodos da História da Filosofia e seus pensadores.
- Pensamento mítico.
- O que é mito?
- Mito de Prometeu, Pandora, Helius, Narciso ...
- A origem da Filosofia (o nascimento da Filosofia). O que perguntavam os primeiros filósofos. Cosmogonia e cosmologia. Passagem do mito à razão. Mito e Filosofia.
- A origem do Raciocínio filosófico.
- Os fatores que favoreceram o nascimento da Filosofia na região da Jônia na Grécia. Tales de Mileto: o primeiro filósofo. Os pré-socráticos: Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides e Pitágoras.
- Períodos e campos de investigação da filosofia grega: Os períodos da Filosofia grega (pré-socrático, socrático, sistemático e helenístico).
- Sócrates contra os Sofistas. Quem foram os Sofistas?
- Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
- Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
- Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre.
- Período helenístico: estoicismo, epicurismo, ceticismo...
- Principais períodos da história da Filosofia. Filosofia Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
- Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
- Aspectos da Filosofia contemporânea (razão instrumental e a razão crítica). Adorno e Horkheimer.
- Os vários sentidos da palavra razão.
- Atividade racional e suas modalidades.
- A razão: inata ou adquirida? Teoria do conhecimento: Inatismo platônico e cartesiano. René Descartes (da dúvida ao Cogito), O Empirismo (Locke) e Criticismo (Kant e a rev. copernicana em Filosofia, A estrutura da sensibilidade e do entendimento). A resposta de Hegel.
METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e pelo livro/material didático.
- Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
- Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES
DISCENTES (TEÓRICAS)
- Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
- Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES
DISCENTES (PRÁTICAS)
- Ficha de leitura.
- Produção de textos filosóficos.
- Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÂO
Avaliação
dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre
tudo a dois princípios:
I–
A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade
de estudar.
II-
Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar,
ativar as operações mentais, competências e habilidades
necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos
na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças
e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um
século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um
todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados
particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou
fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em
síntese, a avaliação não será “transitória”; será
“operativa”.
Os
instrumentos utilizados serão:
- Testes periódicos.
- Apresentação das leituras feitas.
- Produção textual.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GAARDER,
Jostein. O
mundo de Sofia:
romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo:
Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM,
Gerd. Introdução
ao filosofar; filosofia
em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação
à Filosofia:
ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
HÖSLE
Vitorio. O
café dos filósofos mortos/ Nora
K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora
Angra, 2001.
PLATÃO.
A República.
São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
PLANO DE ENSINO
Colégio: E. E. B. ALBERICO AZEVEDO
Nível de ensino: Médio
Disciplina: Filosofia
Série: 2ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar,
considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias
fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando
estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando
exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e
objetividade.
CONTEÚDOS
- Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
- Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre. Potência e ato. As quatro causas aristotélicas. Matéria e forma.
- Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
- Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
- Percepção e conhecimento.
- Senso comum X conhecimento científico.
- Epistemologia (O conhecimento).
- A razão: inata ou adquirida? Racionalismo: Descartes: a dúvida, o Cogito, o dualismo, as provas da existência de Deus, as duas ordens da razão, o pai da modernidade e suas obras, os passos do método.
- Empirismo: John Locke.
- Criticismo: Immanuel Kant: o conhecimento e a solução dada ao problema do inatismo e do empirismo; o eu transcendental; a Rev. Copernicana em filosofia; noúmeno e fenômeno; as formas a priori da razão – sensibilidade, entendimento e a razão propriamente dita.
- Ignorância e verdade.
- Buscando a verdade.
- O nascimento da lógica. Lógica aristotélica.
- A preocupação com o conhecimento.
- A consciência pode conhecer tudo? Freud e o inconsciente. A ideologia em Marx.
- A metafísica: as indagações metafísicas. O nascimento da metafísica. Parmênides de Eleia. A metafísica de Platão e de Aristóteles. Metafísica medieval e moderna. A crise da metafísica.
- A religião.
- A cultura.
METODOLOGIA
DE ENSINO
- Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
- Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
- Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(TEÓRICAS)
- Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
- Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(PRÁTICAS)
- Ficha de leitura.
- Produção de textos filosóficos.
- Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÂO
Avaliação
dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre
tudo a dois princípios:
I–
A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade
de estudar.
II-
Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar,
ativar as operações mentais, competências e habilidades
necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos
na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças
e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um
século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um
todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados
particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou
fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em
síntese, a avaliação não será “transitória”; será
“operativa”. Os instrumentos utilizados serão:
- Testes periódicos.
- Apresentação das leituras feitas.
- Produção textual.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GAARDER,
Jostein. O
mundo de Sofia:
romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo:
Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM,
Gerd. Introdução
ao filosofar; filosofia
em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
HÖSLE
Vitorio. O
café dos filósofos mortos/ Nora
K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora
Angra, 2001.
WEISCHEDEL,
Wilhelm. A
escada dos fundos da filosofia. São
Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação
à Filosofia:
ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO.
A República.
São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
PLANO DE ENSINO
Colégio: E. E. B. ALBERICO AZEVEDO
Nível de ensino: Médio
Disciplina: Filosofia
Série: 3ª
Professor: Katiano Rodrigo Picinini
Ano: 2014
EMENTA
Estudar,
considerando os diversos contextos históricos, os temas e idéias
fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando
estabelecer conexões como nosso fazer filosófico, e, buscando
exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e
objetividade.
CONTEÚDOS
- Apresentando a Filosofia (livro de estudo de Marilena Chauí e livros para leitura complementar).
- O ser humano desde uma perspectiva filosófica.
- O que é o homem? A diferença entre nós e os animais; O pathos como dimensão básica do homem; Temos uma existência condenada; O homem como um projeto infinito e o homem como um vir-a-ser.
- Quem sou eu? Por que existo? Por que estamos nesse mundo? Para que viver? Qual é o sentido da vida? A concepção de existência em Martin Heidegger; O que o filosofar revela sobre o ser humano.
- Os primeiros filósofos e a passagem do mito à razão. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito e Parmênides.
- Platão: mundo das Ideias e mundo sensível; alma e corpo; teoria da reminiscência; as fases da alma; os graus do conhecimento; mito da caverna; a metafísica.
- Aristóteles: potência e ato; as causas aristotélicas; ética.
- A ruptura da metafísica: Nietzsche no séc. XIX – apolíneo e dionisíaco, a morte de Deus, a crise da metafísica e da razão, a moral de escravos, o super-homem...
- A Ética. A existência da ética. O que é ética? O que é moral? Consciência moral.
- A filosofia moral. A ética segundo Sócrates e Platão. Aristóteles e a virtude. A moral cristã. O Imperativo Categórico kantiano (a moral segundo Immanuel Kant).
- A liberdade. Projeto de si: Sartre, a liberdade e o existencialismo.
- A vida política. A invenção da política. Pensamento Político: da antiguidade ao Renascimento - A Pólis ideal. A posição dos Sofistas. A política segundo Platão; Aristóteles e o animal político; Ética e política; O poder teológico-político: o cristianismo.
- As Filosofias políticas. Pensamento político: do iluminismo aos nossos dias - Maquiavel e o rompimento com a política antiga. "Os fins justificam os meios". O contrato social (Hobbes e Rousseau); O estado liberal; O estado soberano; Luta de Classes em Marx e Engels.
- Participação política – Ideologia, democracia e Cidadania.
- Filosofia da ciência.
- Popper, Khun e Carnap.
METODOLOGIA
DE ENSINO
- Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
- Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
- Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES
DISCENTES (TEÓRICAS)
- Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
- Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(PRÁTICAS)
- Produção de resenhas e textos filosóficos.
- Questões de vestibulares.
- Produção de textos científicos – filosóficos.
- Debates filosóficos em sala de aula.
- Trazer fatos que ocorrem na sociedade.
PRECEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
Avaliação
dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre
tudo a dois princípios:
I–
A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade
de estudar.
II-
Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar,
ativar as operações mentais, competências e habilidades
necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos
na vida: Reconhecer, Compreender, Relacionar, percebendo semelhanças
e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um
século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um
todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados
particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou
fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em
síntese, a avaliação não será “transitória”; será
“operativa”.
Os
instrumentos utilizados serão:
- Testes periódicos.
- Apresentação das leituras feitas.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GAARDER,
Jostein. O
mundo de Sofia:
romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo:
Companhia das letras, 1995
BORNHEIM,
Gerd. Introdução
ao filosofar; filosofia
em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979
HÖSLE,
Vitorio. O
café dos filósofos mortos/ Nora
K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora
Angra, 2001
WEISCHEDEL,
Wilhelm. A
escada dos fundos da filosofia. São
Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHALITA,
Gabriel. Vivendo
a Filosofia,
volume único: Livro do Professor. São Paulo. Ática, 2005.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação
à Filosofia: ensino
médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO.
A República.
São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
NIETZSCHE.
Friedrich. A
filosofia na época trágica dos gregos.
São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os pensadores.
SARTRE,
Jean-Paul. O
existencialismo é um humanismo.
São Paulo: Nova cultural, 2004. Os pensadores.
MAQUIAVEL,
Nicolau. O
Príncipe.
São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os Pensadores.
PLANTE (Plano anual de trabalho escolar)
Eixo
norteador: Escola
e família em prol de uma melhor educação.
Conteúdo
escolar de cada eixo temático/disciplina:
DISCIPLINA
|
TURMA
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
AÇÃO
|
RESULTADO
|
Filosofia
e História
|
|
Estética
e Convivência.
|
Despertar
no aluno a experiência estética e seu relacionamento social.
|
Usar
os Meios de comunicação de massa (TV, internet, revistas...)
para discussão dos temas abordados.
Elaborar
um jornal referente ao conteúdo discutido no ano letivo.
|
Criar a
dimensão crítica frente a padronização imposta ela indústria
cultural e o falso conceito de estética.
Relacionar
e despertar as convivências humanas desde o surgimento da
humanidade até os dias atuais.
|
Filosofia
e História
|
EM e EF
|
Ética e
Politica.
|
Incentivar
a importância da dimensão moral,ética e política nos espaços
vivenciados na sociedade como na família e escola.
|
Elaborar
uma entrevista relacionada ao cotidiano político com família.
Debater
após o recolhimento da entrevista e fazer um gráfico.
|
Internalizar
e vivenciar os valores morais em prol de uma sociedade mais
transparente.
A partir
da escola e da família, criar o hábito da importância de sermos
políticos ativos na construção de uma sociedade mas justa e
transparente.
|
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