sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PLANO DE ENSINO 2014 - E. E. B. ALBERICO AZEVEDO

PLANO DE ENSINO



Colégio: E. E. B. ALBERICO AZEVEDO

Nível de ensino: Médio

Disciplina: Filosofia

Série: 1ª

Professor: Katiano Rodrigo Picinini

Ano: 2014

EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
  • Apresentando a Filosofia. Definição etimológica da palavra Filosofia. Sua importância na sociedade atual. O símbolo da Filosofia. A análise crítica dos fatos. Não nascemos prontos (Cortella).
  • Períodos da Filosofia (linha do tempo).
  • Atitude Filosófica: "Conhece-te a ti mesmo". Neo e a Matrix. Neo e Sócrates. O mito da caverna. O método socrático: ironia e maiêutica. Buscando a saída da caverna.
  • Os períodos da História da Filosofia e seus pensadores.
  • Pensamento mítico.
  • O que é mito?
  • Mito de Prometeu, Pandora, Helius, Narciso ...
  • A origem da Filosofia (o nascimento da Filosofia). O que perguntavam os primeiros filósofos. Cosmogonia e cosmologia. Passagem do mito à razão. Mito e Filosofia.
  • A origem do Raciocínio filosófico.
  • Os fatores que favoreceram o nascimento da Filosofia na região da Jônia na Grécia. Tales de Mileto: o primeiro filósofo. Os pré-socráticos: Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides e Pitágoras.
  • Períodos e campos de investigação da filosofia grega: Os períodos da Filosofia grega (pré-socrático, socrático, sistemático e helenístico).
  • Sócrates contra os Sofistas. Quem foram os Sofistas?
  • Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
  • Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
  • Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre.
  • Período helenístico: estoicismo, epicurismo, ceticismo...
  • Principais períodos da história da Filosofia. Filosofia Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
  • Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
  • Aspectos da Filosofia contemporânea (razão instrumental e a razão crítica). Adorno e Horkheimer.
  • Os vários sentidos da palavra razão.
  • Atividade racional e suas modalidades.
  • A razão: inata ou adquirida? Teoria do conhecimento: Inatismo platônico e cartesiano. René Descartes (da dúvida ao Cogito), O Empirismo (Locke) e Criticismo (Kant e a rev. copernicana em Filosofia, A estrutura da sensibilidade e do entendimento). A resposta de Hegel.
METODOLOGIA DE ENSINO
  • Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e pelo livro/material didático.
  • Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
  • Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
  • Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
  • Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
  • Ficha de leitura.
  • Produção de textos filosóficos.
  • Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”.
Os instrumentos utilizados serão:
  • Testes periódicos.
  • Apresentação das leituras feitas.
  • Produção textual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
HÖSLE Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).







PLANO DE ENSINO


Colégio: E. E. B. ALBERICO AZEVEDO

Nível de ensino: Médio

Disciplina: Filosofia

Série: 2ª

Professor: Katiano Rodrigo Picinini

Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
  • Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
  • Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre. Potência e ato. As quatro causas aristotélicas. Matéria e forma.
  • Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
  • Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
  • Percepção e conhecimento.
  • Senso comum X conhecimento científico.
  • Epistemologia (O conhecimento).
  • A razão: inata ou adquirida? Racionalismo: Descartes: a dúvida, o Cogito, o dualismo, as provas da existência de Deus, as duas ordens da razão, o pai da modernidade e suas obras, os passos do método.
  • Empirismo: John Locke.
  • Criticismo: Immanuel Kant: o conhecimento e a solução dada ao problema do inatismo e do empirismo; o eu transcendental; a Rev. Copernicana em filosofia; noúmeno e fenômeno; as formas a priori da razão – sensibilidade, entendimento e a razão propriamente dita.
  • Ignorância e verdade.
  • Buscando a verdade.
  • O nascimento da lógica. Lógica aristotélica.
  • A preocupação com o conhecimento.
  • A consciência pode conhecer tudo? Freud e o inconsciente. A ideologia em Marx.
  • A metafísica: as indagações metafísicas. O nascimento da metafísica. Parmênides de Eleia. A metafísica de Platão e de Aristóteles. Metafísica medieval e moderna. A crise da metafísica.
  • A religião.
  • A cultura.
METODOLOGIA DE ENSINO
  • Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
  • Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
  • Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
  • Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
  • Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
  • Ficha de leitura.
  • Produção de textos filosóficos.
  • Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”. Os instrumentos utilizados serão:
  • Testes periódicos.
  • Apresentação das leituras feitas.
  • Produção textual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
HÖSLE Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001.
WEISCHEDEL, Wilhelm. A escada dos fundos da filosofia. São Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).


PLANO DE ENSINO

Colégio: E. E. B. ALBERICO AZEVEDO

Nível de ensino: Médio

Disciplina: Filosofia

Série: 3ª

Professor: Katiano Rodrigo Picinini

Ano: 2014
EMENTA
Estudar, considerando os diversos contextos históricos, os temas e idéias fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando estabelecer conexões como nosso fazer filosófico, e, buscando exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e objetividade.
CONTEÚDOS
  • Apresentando a Filosofia (livro de estudo de Marilena Chauí e livros para leitura complementar).
  • O ser humano desde uma perspectiva filosófica.
  • O que é o homem? A diferença entre nós e os animais; O pathos como dimensão básica do homem; Temos uma existência condenada; O homem como um projeto infinito e o homem como um vir-a-ser.
  • Quem sou eu? Por que existo? Por que estamos nesse mundo? Para que viver? Qual é o sentido da vida? A concepção de existência em Martin Heidegger; O que o filosofar revela sobre o ser humano.
  • Os primeiros filósofos e a passagem do mito à razão. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito e Parmênides.
  • Platão: mundo das Ideias e mundo sensível; alma e corpo; teoria da reminiscência; as fases da alma; os graus do conhecimento; mito da caverna; a metafísica.
  • Aristóteles: potência e ato; as causas aristotélicas; ética.
  • A ruptura da metafísica: Nietzsche no séc. XIX – apolíneo e dionisíaco, a morte de Deus, a crise da metafísica e da razão, a moral de escravos, o super-homem...
  • A Ética. A existência da ética. O que é ética? O que é moral? Consciência moral.
  • A filosofia moral. A ética segundo Sócrates e Platão. Aristóteles e a virtude. A moral cristã. O Imperativo Categórico kantiano (a moral segundo Immanuel Kant).
  • A liberdade. Projeto de si: Sartre, a liberdade e o existencialismo.
  • A vida política. A invenção da política. Pensamento Político: da antiguidade ao Renascimento - A Pólis ideal. A posição dos Sofistas. A política segundo Platão; Aristóteles e o animal político; Ética e política; O poder teológico-político: o cristianismo.
  • As Filosofias políticas. Pensamento político: do iluminismo aos nossos dias - Maquiavel e o rompimento com a política antiga. "Os fins justificam os meios". O contrato social (Hobbes e Rousseau); O estado liberal; O estado soberano; Luta de Classes em Marx e Engels.
  • Participação política – Ideologia, democracia e Cidadania.
  • Filosofia da ciência.
  • Popper, Khun e Carnap.
METODOLOGIA DE ENSINO
  • Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
  • Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
  • Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS)
  • Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
  • Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS)
  • Produção de resenhas e textos filosóficos.
  • Questões de vestibulares.
  • Produção de textos científicos – filosóficos.
  • Debates filosóficos em sala de aula.
  • Trazer fatos que ocorrem na sociedade.
PRECEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre tudo a dois princípios:
I– A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade de estudar.
II- Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar, ativar as operações mentais, competências e habilidades necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos na vida: Reconhecer, Compreender, Relacionar, percebendo semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em síntese, a avaliação não será “transitória”; será “operativa”.
Os instrumentos utilizados serão:
  • Testes periódicos.
  • Apresentação das leituras feitas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo: Companhia das letras, 1995
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar; filosofia em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979
HÖSLE, Vitorio. O café dos filósofos mortos/ Nora K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora Angra, 2001
WEISCHEDEL, Wilhelm. A escada dos fundos da filosofia. São Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, volume único: Livro do Professor. São Paulo. Ática, 2005.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
NIETZSCHE. Friedrich. A filosofia na época trágica dos gregos. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os pensadores.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova cultural, 2004. Os pensadores.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os Pensadores.



PLANTE (Plano anual de trabalho escolar)
Eixo norteador: Escola e família em prol de uma melhor educação.
Conteúdo escolar de cada eixo temático/disciplina:
DISCIPLINA
TURMA
CONTEÚDO
OBJETIVO
AÇÃO
RESULTADO
Filosofia e História
EMe EF

Estética e Convivência.
Despertar no aluno a experiência estética e seu relacionamento social.
Usar os Meios de comunicação de massa (TV, internet, revistas...) para discussão dos temas abordados.
Elaborar um jornal referente ao conteúdo discutido no ano letivo.
Criar a dimensão crítica frente a padronização imposta ela indústria cultural e o falso conceito de estética.
Relacionar e despertar as convivências humanas desde o surgimento da humanidade até os dias atuais.
Filosofia e História
EM e EF
Ética e Politica.
Incentivar a importância da dimensão moral,ética e política nos espaços vivenciados na sociedade como na família e escola.
Elaborar uma entrevista relacionada ao cotidiano político com família.
Debater após o recolhimento da entrevista e fazer um gráfico.
Internalizar e vivenciar os valores morais em prol de uma sociedade mais transparente.
A partir da escola e da família, criar o hábito da importância de sermos políticos ativos na construção de uma sociedade mas justa e transparente.




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