quarta-feira, 3 de março de 2010

Educação e tecnologia - DOWBOR

"Temos tanta bobagem na televisão..." Ladeslau Dowbor.

A escola nos dias atuais deve ser articuladora do processo de transformação na vida dos educandos. Creio que o grande desafio hoje é despertar o senso crítico frente as milhares de informações que bombardeiam nosso dia-a-dia. Frente as constantes tranformações que o processo tecnológico apresenta, temos que selecionar o conteúdo que recebemos através da mídia e é função sim da escola, organizar os diversos temas que fazem parte da vida dos educandos e vermos esses fatos desde uma perspectiva crítica. Com isso, a educação deverá estrapolar os muros da escola e estabelecer uma linguagem entre escola e sociedade.

3 comentários:

  1. concordo, os jovens também tem que apreder a pensar, ter uma opinião sobre tudo que acontece ao nosso redor. Adoro as tuas aulas :)

    ResponderExcluir
  2. Como diz Dowbor no vídeo "A informação vem da escola, mas vem muito mais da televisão..." é preciso usar essa informação de maneira inteligente.
    Diante dessa nova realidade, é preciso pensar a Escola num sentido mais amplo, uma Escola articuladora dos diversos espaços de conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Olá Katiano... Atualmente a educação sofre metamorfoses constante e a cada dia nos deparamos com novos paradigmas, antagônicos por si só, mas que nos proporcionam ferramentas de trabalho diversificadas e, como você colocou, a "educação deverá extrapolar os muros da escola e estabelecer uma linguagem entre escola e sociedade", fazendo com que o indivíduo se torne um cidadão pensante, crítico e ativo na sociedada atual. Grande abraço professor!

    ResponderExcluir