PLANO
DE ENSINO
Colégio:
CEDUP - GV
Nível
de ensino: Médio
Disciplina:
Filosofia
Série:
1ª
Professor:
Katiano Rodrigo Picinini
Ano:
2013
EMENTA
Estudar,
considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias
fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando
estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando
exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e
objetividade.
CONTEÚDOS
- Apresentando a Filosofia. Definição etimológica da palavra Filosofia. Sua importância na sociedade atual. O símbolo da Filosofia. A análise crítica dos fatos. Não nascemos prontos (Cortella).
- Períodos da Filosofia (linha do tempo).
- Atitude Filosófica: "Conhece-te a ti mesmo". Neo e a Matrix. Neo e Sócrates. O mito da caverna. O método socrático: ironia e maiêutica. Buscando a saída da caverna.
- Os períodos da História da Filosofia e seus pensadores.
- Pensamento mítico.
- O que é mito?
- Mito de Prometeu, Pandora, Helius, Narciso ...
- A origem da Filosofia (o nascimento da Filosofia). O que perguntavam os primeiros filósofos. Cosmogonia e cosmologia. Passagem do mito à razão. Mito e Filosofia.
- A origem do Raciocínio filosófico.
- Os fatores que favoreceram o nascimento da Filosofia na região da Jônia na Grécia. Tales de Mileto: o primeiro filósofo. Os pré-socráticos: Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides e Pitágoras.
- Períodos e campos de investigação da filosofia grega: Os períodos da Filosofia grega (pré-socrático, socrático, sistemático e helenístico).
- Sócrates contra os Sofistas. Quem foram os Sofistas?
- Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
- Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
- Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre.
- Período helenístico: estoicismo, epicurismo, ceticismo...
- Principais períodos da história da Filosofia. Filosofia Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
- Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
- Aspectos da Filosofia contemporânea (razão instrumental e a razão crítica). Adorno e Horkheimer.
- Os vários sentidos da palavra razão.
- Atividade racional e suas modalidades.
- A razão: inata ou adquirida? Teoria do conhecimento: Inatismo platônico e cartesiano. René Descartes (da dúvida ao Cogito), O Empirismo (Locke) e Criticismo (Kant e a rev. copernicana em Filosofia, A estrutura da sensibilidade e do entendimento). A resposta de Hegel.
METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e pelo livro/material didático.
- Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
- Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(TEÓRICAS)
- Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
- Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES
DISCENTES (PRÁTICAS)
- Ficha de leitura.
- Produção de textos filosóficos.
- Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÂO
Avaliação
dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre
tudo a dois princípios:
I–
A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade
de estudar.
II-
Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar,
ativar as operações mentais, competências e habilidades
necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos
na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças
e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um
século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um
todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados
particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou
fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em
síntese, a avaliação não será “transitória”; será
“operativa”.
Os
instrumentos utilizados serão:
- Testes periódicos.
- Apresentação das leituras feitas.
- Produção textual.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GAARDER,
Jostein. O
mundo de Sofia:
romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo:
Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM,
Gerd. Introdução
ao filosofar; filosofia
em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação
à Filosofia:
ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
HÖSLE
Vitorio. O
café dos filósofos mortos/ Nora
K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora
Angra, 2001.
PLATÃO.
A República.
São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
PLANO
DE ENSINO
Colégio:
CEDUP - GV
Nível
de ensino: Médio
Disciplina:
Filosofia
Série:
2ª
Professor:
Katiano Rodrigo Picinini
Ano:
2013
EMENTA
Estudar,
considerando os diversos contextos históricos, os temas e ideias
fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando
estabelecer conexões com nosso fazer filosófico, e, buscando
exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e
objetividade.
CONTEÚDOS
- O nascimento da Filosofia (origem da Filosofia). A passagem do mito ao lógos.
- A origem do Raciocínio filosófico. Em busca da arqué. Tales de Mileto: o primeiro filósofo. Os pré-socráticos: Heráclito e Parmênides.
- Sócrates: Um divisor de águas: período socrático ou antropológico. Sua vida e sua condenação. Livro: a apologia socrática. A Ágora. O diálogo: Ironia e a Maiêutica. A educação socrática.
- Platão: Os dois mundos: Mundo Inteligível e Mundo Sensível Dualismo: alma e corpo. Teoria do conhecimento em Platão - anamnese. A metempsicose e a teoria da participação. A alma – Razão. As três partes da alma: mito do cocheiro. A ideia do Bem. Livro VII da República: A alegoria da caverna. As cavernas de hoje.
- Aristóteles: A crítica a Teoria das Ideias de seu mestre. Potência e ato. As quatro causas aristotélicas. Matéria e forma.
- Patrística (Santo Agostinho): os primeiros padres da igreja e suas indagações.
- Período Medieval – séc. VIII ao séc. XIV. A época da escolástica (Tomás de Aquino). O teocentrismo e a influência da filosofia platônica e aristotélica.
- Percepção e conhecimento.
- Senso comum X conhecimento científico.
- Epistemologia (O conhecimento).
- A razão: inata ou adquirida? Racionalismo: Descartes: a dúvida, o Cogito, o dualismo, as provas da existência de Deus, as duas ordens da razão, o pai da modernidade e suas obras, os passos do método.
- Empirismo: John Locke.
- Criticismo: Immanuel Kant: o conhecimento e a solução dada ao problema do inatismo e do empirismo; o eu transcendental; a Rev. Copernicana em filosofia; noúmeno e fenômeno; as formas a priori da razão – sensibilidade, entendimento e a razão propriamente dita.
- Ignorância e verdade.
- Buscando a verdade.
- O nascimento da lógica.
- A preocupação com o conhecimento.
- A consciência pode conhecer tudo?
- A metafísica: as indagações metafísicas. O nascimento da metafísica. Parmênides de Eleia. A metafísica de Platão e de Aristóteles.
METODOLOGIA
DE ENSINO
- Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor e do livro/material didático.
- Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
- Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(TEÓRICAS)
- Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
- Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(PRÁTICAS)
- Ficha de leitura.
- Produção de textos filosóficos.
- Iniciação a pesquisa filosófica.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÂO
Avaliação
dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre
tudo a dois princípios:
I–
A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade
de estudar.
II-
Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar,
ativar as operações mentais, competências e habilidades
necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos
na vida: Reconhecer. Compreender. Relacionar, percebendo semelhanças
e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um
século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um
todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados
particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou
fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em
síntese, a avaliação não será “transitória”; será
“operativa”. Os instrumentos utilizados serão:
- Testes periódicos.
- Apresentação das leituras feitas.
- Produção textual.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GAARDER,
Jostein. O
mundo de Sofia:
romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo:
Companhia das letras, 1995.
BORNHEIM,
Gerd. Introdução
ao filosofar; filosofia
em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979.
HÖSLE
Vitorio. O
café dos filósofos mortos/ Nora
K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora
Angra, 2001.
WEISCHEDEL,
Wilhelm. A
escada dos fundos da filosofia. São
Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação
à Filosofia:
ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
PLATÃO.
A República.
São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
PLANO
DE ENSINO
Colégio:
CEDUP - GV
Nível
de ensino: Técnico em Agropecuária
Disciplina:
Filosofia
Série:
3ª
Professor:
Katiano Rodrigo Picinini
Ano:
2013
EMENTA
Estudar,
considerando os diversos contextos históricos, os temas e idéias
fundamentais dos grandes mestres do pensamento ocidental, procurando
estabelecer conexões como nosso fazer filosófico, e, buscando
exercitar e desenvolver a capacidade de pensar com critérios e
objetividade.
CONTEÚDOS
- A razão em xeque: O mundo em movimento.
- Os seguidores e os críticos de Kant: idealistas e realistas. Fichte e Scheling. O idealismo hegeliano. Schopenhauer e a vontade.
- Nietzsche e a desconstrução do sujeito e da realidade. A morte de Deus, crítica à metafísica, Apolo e Dionisio, o Além-do-Homem.
- O marxismo: O marxismo: luta de classes.
- O existencialismo: ser no mundo. Sartre: o existencialismo; ser e o nada; a existência precede a essência; a má-fé; a liberdade. Heidegger: o dasein, existência autêntica e inautêntica.
- A fenomenologia e as teorias da comunicação: A escola de Frankfurt. Max Horkheimer e Theodor Adorno. Marcuse e a crítica à sociedade administrada. Habermas e a ética do discurso.
- Maquiavel: um novo conceito de política.
- O contratualismo Francês: Montesquiau e Rousseau.
- O contratualismo inglês: Locke e Hobbes.
- Participação política.
METODOLOGIA
DE ENSINO
- Aulas expositivas a partir de texto elaborado (fornecido) pelo professor.
- Uso de materiais ilustrativos: slides, data show, filmes, documentários...
- Contato com obras de autores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES DISCENTES
(TEÓRICAS)
- Pré-testes e pós-testes sobre os conteúdos, com a finalidade motivadora e assimilativa.
- Análise de textos ilustrativos de períodos, tendências, pensadores clássicos da Filosofia.
ATIVIDADES
DISCENTES (PRÁTICAS)
- Ficha de leitura.
- Produção de resenhas e textos filosóficos.
- Questões de vestibulares.
- Produção de textos científicos – filosóficos.
- Debates filosóficos em sala de aula.
- Trazer fatos que ocorrem na sociedade.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÂO
Avaliação
dos conteúdos estudados e do processo desse estudo obedece sobre
tudo a dois princípios:
I–
A prova não é uma prestação de contas, mas uma nova oportunidade
de estudar.
II-
Os conteúdos não são um fim em si. São materiais para exercitar,
ativar as operações mentais, competências e habilidades
necessárias para responder ás variadas situações que enfrentamos
na vida: Reconhecer, Compreender, Relacionar, percebendo semelhanças
e diferenças, continuidades e rupturas... Aplicar (Trasladar de um
século a outro, de uma situação a outra). Analisar desdobrando um
todo em partes. Generalizar e sintetizar, a partir de dados
particulares. Argumentar, justificando o afirmado com princípios ou
fatos. Deduzir ou inferir. Concluir. Emitir juízos fundamentos. Em
síntese, a avaliação não será “transitória”; será
“operativa”.
Os
instrumentos utilizados serão:
- Testes periódicos.
- Apresentação das leituras feitas.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
GAARDER,
Jostein. O
mundo de Sofia:
romance histórico da filosofia. Trad. João Azenha. São Paulo:
Companhia das letras, 1995
BORNHEIM,
Gerd. Introdução
ao filosofar; filosofia
em bases existenciais. Porto Alegre: Globo, 1979
HÖSLE,
Vitorio. O
café dos filósofos mortos/ Nora
K. e Vittorio Hösle. Trad. Salvador Pane Baruja. São Paulo: Editora
Angra, 2001
WEISCHEDEL,
Wilhelm. A
escada dos fundos da filosofia. São
Paulo: Editora Raimundo Lulio, 2006.
CHALITA,
Gabriel. Vivendo
a Filosofia,
volume único: Livro do Professor. São Paulo. Ática, 2005.
CHAUI,
Marilena. Filosofia
no Ensino Médio.
Livro do Professor. São Paulo: ática, 2009.
NIETZSCHE.
Friedrich. A
filosofia na época trágica dos gregos.
São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os pensadores.
SARTRE,
Jean-Paul. O
existencialismo é um humanismo.
São Paulo: Nova cultural, 2004. Os pensadores.
MAQUIAVEL, Nicolau. O
Príncipe.
São Paulo: Nova Cultural, 2004. Os Pensadores.
PLATÃO. A
República.
São Paulo: Nova Cultural, 2004 (Os pensadores).
por favor responda minha pergunta de que modo os conceitos ironia maieutica metempsicose e anamnese explica a teoria das ideias? por favor
ResponderExcluirobrigado