Nos dias atuais não podemos pensar mais em educação sem tecnologia. Porém, temos que ter cuidado. A tecnologia na sala de aula poderá ter vários respaldos: negativos ou positivos. Para que se tornem positivos, devemos usar a tecnologia de forma responsável e o mais importante: passar da informação ao conhecimento. Não podemos negar que o uso desses recursos facilitam e agilizam as aulas do professor, aumentando muito o campo de cuidado em buscas de idéias, informações recentes, descobertas científicas.Já o educando, terá a oportunidade de visualizar melhor muitos processos em qualquer área, através de vídeos ou online, o que antes era possível através do livro didático, mas o que muitos ainda utilizam em sala de aula. Penso que existem várias maneiras de utilizar esses novos recursos que a cada dia vem invadindo nossas escolas. Basta a criatividade do professor e com isso, estimular a criatividade dos educandos.
Gostaria de finalizar com um pequeno texto das escolas hig-tech: "Antes de ir para escola, os adolescentes Rudolf e Christian, de 16 anos, colocam na mochila cadernos, lápis, borracha e um laptop. Isso mesmo, laptop. Enquanto os professores falam sobre química orgânica, Revolução Francesa ou citologia, eles ficam o tempo todo conectados a internet. Fazem pesquisas, visitam sites relacionados à aula, claro, batem papo com colegas via MSN Menssenger (programa de mensagens instantâneas).
Isabela, 14 anos, aprende geografia sobrevoando o Brasil a óculos 3D e simuladores de realidade virtual. Ela sente as nuances do relevo e observa as diferenças entre os diversos tipos de vegetação existentes no país. Já para Guillerme, também de 14 anos, a grande atração de sua escola é o observatório astronômico, como o qual descobre os segredos do Universo.
O uso de computadores a afins na sala de aula começou tímido nos anos 80, consolidou-se no fim da década seguinte e virou uma verdadeira obsessão neste início do século XXI. “ A tecnologia torna o ato de aprender mais prazeroso e interativo, estimulando a criatividade dos estudantes”, afirma a consultora educacional Andrea Ramal, autora do livro Educação na Cibercultura.
A lousa digital é uma das atrações dessa nova era de ensino. Trata-se de uma tela ligada a um computador na qual o professor pode apresentar o conteúdo das aulas de forma multimídia, utilizando vídeos, textos, imagens e sites. Uma caneta faz as funções de mouse. Estima-se que em São Paulo haja 500 lousas digitais_ no país, elas não chegam a 100 instituições de ensino. Cada uma custa cerca de 10 000 reais [...]".
terça-feira, 15 de junho de 2010
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Seu texto está muito interessante prof. Katiano. Gostei!!!
ResponderExcluirsou Adriana....gostei muito do seu texto pois é isto mesmo que estava procurando para o meu trabalho final da faculdade o TCC....Vou falar sobre a importância do uso da tecnologia na sala de aula....Gostei muito do seu blog...
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